7 de fev. de 2013

Vai decorar? Veja alguns tipos de pisos para escolher melhor.

Oiê

Seja a casa nova ou a casa velha, você decidiu decorar ou redecorar, há uma series de coisas a analisar.
Se você tem dinheiro para pagar um decorador, ótimo  esse post servirá para você conhecer um pouco do que será sugerido para você!
Se você vai encarar a decoração ou redecoração sozinha, esse post te ajudará melhor nas escolhas, baseadas nas suas rotinas.
Acredito já ter falado aqui no blog que a decoração pode ir aos poucos, mas vou falar novamente da minha experiência, ou seja: Quando peguei o apartamento ele estava exatamente como nas fotos desse post no piso cru, paredes e portas brancas e como eu queria deixar o ambiente mais a minha cara (qualquer mulher quer sua casa a sua cara) comecei um processo de decoração.
Eu já tinha paredes, janelas, portas então o emergencial era o piso. Que alias é do que vou falar nesse post.

Há diversos tipos de pisos, internos e externos, para todos os bolsos, todos os tipos de limpeza e cuidados, por isso antes de decidir apenas pelo mais bonito, veja como é a rotina da sua vida.

Pisos de cerâmica:

É o mais comum e barato, esfria o ambiente  perfeito para os dias quentes, já nos dias frios, o melhor é colocar um belo tapete.


Pós: É muito fácil de limpar, não mancha e pode ser usado na casa toda.
Contra: Pode não ser muito resistente  pode lascar ou trincar, uma produção não é igual a outra, dessa forma se um dia precisar trocar as cerâmicas provavelmente trocará a casa inteira. E seu rejunte pode encardir  pode ser necessário refazer o rejunte de tempos em tempos.

Cimento queimado:

É muito bonito, acho que dá aquela simplicidade sofisticada no ambiente.


                                                                            (imagem Blog Casas da Alice)
Pós: O piso fica liso, e sem frestinhas para acumular sujeira, pode ser cinza ou colorido e é lindo na decoração de qualquer ambiente da casa. Pode ser brilhante ou fosco.
Contras: Não é qualquer profissional da construção civil que pode executar esse serviço com qualidade, e com o tempo começa a aparecer trincas.

Porcelanato:

É hiper chique, sempre achei lindo aquele brilho do porcelanato e o preço ta ficando mais acessível.


                                                                                     (imagem Blog Apê 114)

Pós: É fácil de se instalar, resistente, se desgasta por igual (não é como a cerâmica que lasca ou trinca), há diversos modelos no mercado para todos os gostos, também é ideal para todos os ambientes da casa.
Contras: Os pisos muito grande tem que ser manuseado com cuidado, para que não trinque e você tenha que comprar mais metros quadrados, (algumas lojas de materiais de construção só vendem números pares, imagina comprar 2 metros quadrados por uma unica peça).

Laminado:


Tem se popularizado bastante, muitos imoveis tem colocado esse revestimento, por ser uma imitação da madeira fica muito bonito.


                                     (imagem Mercadolivre.com)


Pós: Devido ao uso de manta de polietileno na sua instalação, são ótimos isolantes acústicos. Podem ser instalados sobre pisos já existentes, é fácil a instalação e há várias padronagens de cores.
Contras: Não são muito resistente à água, (portanto não tem como instalar em ambientes úmidos ; não tem como restaurar, (podem riscar fácil) e o barulho ao andar com saltos podem incomodar.

Granito e Mármore:

Confesso que até hoje só vi esse tipo de piso em uma residencia e achei muito chique.

Piso de granito
                                        (imagem soopdorgas.com)

Piso de mármore
                                                                                 (imagem soopdorgas.com)

Pós: Dá aquela elegância  que toda mulher adora, casa com cara de rica! Podem ser usados em qualquer ambiente da casa, para colocar fora de casa prefira mármore sem polimento, mais "ao natural" pois evita escorregões.
Contras: Essas pedras ajudam a deixar o ambiente mais gelado, se a região for fria, fica mais gelado ainda, o mármore é frágil  pode lascar e manchar e as pedras por isso é bacana impermeabilizar a pedra, e dificilmente são iguais umas das outras.

Tacos de madeira:

Já foi muito popular, hoje não usam tanto, eu acho muito bonito enquanto é novo, depois de velho nem tanto (mas da para restaurar) só achava ruim quando ele soltava tinha muito pó.


                                                               (imagem Blog Tudo Isso que eu amo)

Pós: Deixa o ambiente quente no inverno e fresco no verão, se alguma peça for danificada pode ser substituída sem mexer nas demais e é lindo, tem todas cores e tamanhos.
Contras: Não pode ser colocado em ambientes úmidos  sua instalação é demorada e complicada, após colocar os tacos é necessário lixar e a sujeira gruda em tudo, ou seja.. para quem tem moveis dentro de casa, é trabalho pra semana toda.

Granite:

Acho bonito, só!




Pós: É fácil de limpar, por ter pedrinhas em sua composição não aparenta tanto a sujeira e se ficar gasto é fácil de se restaurar.
Contras: Normalmente as empresas que fazem a aplicação aplicam apenas em ambientes grandes (mais de 75 mt quadrados) e cobram caro.

Assoalho:

Isso sim eu acho um luxo, lindo, pretendo colocar no meu apartamento um dia.


                                                                                         (imagem hotfrog)

Pós: Também promove conforto térmico dentro de casa, dura muito, diferente do taco de madeira, algumas empresas já vendem o assoalho pronto, evitando a sujeira toda da instalação.
Contras: O valor, e por ser de madeira maciça cuidado com a madeira que será colocada, pois algumas são tão frágeis que só de caminhar pode manchar.

Rezina epóxi


Aquele piso de supermercado, bonito, mas risca muito fácil.


                                                                               (imagem Mercadolivre.com)

Pós: Pode ser aplicada em chão grosso (inacabado), a limpeza é muito pratica, é dura muito também.
Contras: Risca muito fácil.

Carpete

Sempre gostei de carpete, porque é confortável  não precisa ficar de chinelo ou calçado, trazendo maior conforto para dentro de casa. (não coloquei na minha casa pois tenho gatos, ai já da pra ver a enrolação).

                                                                     (imagem interioresedesign)

Pós: Aquece o ambiente, diminui o impacto do calcanhar com o chão, evita acidentes tanto com crianças quanto para idosos e serve como isolante elétrico.
Contras: Infelizmente em nosso país não temos material para fazer uma boa limpeza no carpete, por isso ele fica com péssima aparência em pouco tempo e achamos ele sujo e fonte de bactérias.

Bem, esses são os meus tipos de pisos preferidos, os que sempre que vejo numa reportagem de arquitetura, decoração ou até mesmo nas casas alheias me chamam atenção.
Claro que eu não sou uma especialista no assunto, portanto pesquisei sobre os assuntos para contar o resumo do resumo a vocês.
Se quiserem ver as matérias completas aqui estão as URLs dos sites que usei como referencia.

http://brasileirovivendonoseua.blogspot.com.br
http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI29391-15201,00.html

Eu não tinha como falar sobre esse assunto sem fazer uma pesquisa né!

Gostaram?

Beijos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi, obrigada por participar e deixar seu comentario. Beijo

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Layout exclusivo do blog - Com Déby Duar | Feito por: Alice Grunewald | Tecnologia do Blogger | Cópia total ou parcial é proíbida ©