13 de fev. de 2013

Vai decorar? Vejam tipos de tintas para escolher melhor!

Oie..

Bem voltando  falar sobre decoração. Acredito que após cuidar do piso (foi a forma como eu fiz no meu apto), vamos cuidar da pintura, dessa forma selecionei alguns tipos de tintas para vocês saberem vantagens e desvantagens e escolher o melhor para o doce lar de vocês.
(Infelizmente esse post não terá imagens :( )

CAL: Sem dúvida é a forma mais barata de pintura (misturando o cal com água e passando as paredes) hoje vendem cal colorido para que você possa pintar com mais opções de cores alem do branco. Não é lavável e pode soltar pó por algum tempo, (tipo encostei no muro e sai branco kkkk).

PVA ou LÁTEX : Essa tinta é feita a base de água, normalmente utilizada para pintar paredes internas, tem acabamento fosco. Não resiste a limpeza constante e também é pouco resistente a ação do sol.

ACRÍLICA: Também é uma tinta a base de água, porem por poder ser usada tanto em ambientes internos quanto externos ela é encontrada em três tipos de acabamento:
                   Acetinada: Deixa a parede com aparência mais fina, suave, destacando um leve brilho, resistente a limpeza, porém destaca bem qualquer imperfeição da parede.
                   Fosco: Tem menor resistência a limpeza, mas ressalta menos as imperfeições da parede.
                   Semi brilho: Tem um pouco de brilho e maior resistência a limpeza do que o acabamento fosco, porém destaca as imperfeições das paredes.

EMBORRACHADAS: Indicadas para pinturas de paredes externas, esse tipo de tinta tem uma película flexível que acompanha a dilatação e retração da argamassa durante mudanças de temperaturas, protegendo a superfície sobre ação de chuva e sol.

LAVÁVEIS: Tem acabamento acetinado e muita resistência a limpeza, ideal para ambientes com grande movimentação de pessoas e crianças. Pode ser utilizada e ambientes internos e externos.

SEM CHEIRO: São tintas que normalmente perdem seu cheiro em até três horas após a aplicação.

Para pintar: madeira, metal e outros objetos

ESMALTE: Antigamente muitos esmaltes eram feitos do solvente, tendo um cheiro muito forte e secagem bem demorada, hoje à fabricantes que investem em esmalte a base de água que tem um cheiro mais fraco e secagem um pouco mais rápida. A tinta esmalte pode ser encontrada em acabamento fosco, alto brilho e acetinada. Para ser aplicada em superfícies como madeira, metais, azulejo e em áreas externas já que esse tipo de tinta tem boa resistência a água e sol.

VERNIZ: Fabricado a base de solventes que protegem superfícies de madeira, costumam ser transparentes com acabamento fosco, acetinado ou brilhante. Tem também verniz com acabamento nobre imitando madeiras. Hoje também ja investem na fabricação de verniz a base de água. O verniz formam uma película protetora que impedem a absorção de água. Super indicado para aplicação em madeiras.

À ÓLEO: Como o próprio nome diz a tinta é oleosa e proporciona um acabamento muito bonito, pode ser fosco ou brilhoso. Utilizada em pinturas que requerem grande beleza, como móveis, janelas e portas. O óleo oferece grande impermeabilidade a água, sendo grande protetor de materiais como ferro e madeira.

Bem espero que esse post possa ajudar vocês a escolher um material que se adeque a sua necessidade, para que não tenha arrependimentos.

Beijos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi, obrigada por participar e deixar seu comentario. Beijo

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Layout exclusivo do blog - Com Déby Duar | Feito por: Alice Grunewald | Tecnologia do Blogger | Cópia total ou parcial é proíbida ©